sábado, 11 de junho de 2011

Por quê?

Dia desses quis encontrar no Google músicas que falassem sobre mulheres. Não é uma tarefa muito difícil, já que músicas sobre mulheres é o que mais existe. Porém, meu foco não era músicas sobre a beleza da mulher, sobre a mulher como musa, objeto de desejo, de paixão, ou todos esses temas em que normalmente elas são retratadas. 

Meu foco era músicas sobre mulheres que se descobrem, que buscam sua verdadeira identidade, que sabem quem são, que sabem o que querem e para onde vão. Meu foco era músicas sobre mulheres que olham para dentro e se esforçam em se definir por elas mesmas. 

Aí sim, encontrei mais dificuldade. Afinal de contas este caminho ainda está sendo traçado. A busca da mulher pela sua verdadeira identidade ainda é obscura e temida e desencorajada e banalizada e ironizada. Até por muitas delas, infelizmente.

Como não encontrei facilmente o que buscava, fiquei com essa ideia na cabeça de fazer um blog-coleção, um blog para agrupar dois assuntos que me encantam, me desafiam, me intrigam e me preenchem: a música e a minha busca pessoal do que significa ser eu sendo mulher.

É muito bom saber que muitas batalhas já foram ganhas, mas ainda há muitas conquistas a serem alcançadas. A libertação da mulher ainda não é completa.   E aqui eu tentarei contribuir de alguma forma à continuidade dessa inquietação, dessa pulga atrás da orelha, dessa pedra no sapato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário