sábado, 11 de junho de 2011

"Four Women" de Nina Simone

Para começar, trago uma cantora, compositora e musicista fabulosa, que ainda estou conhecendo, confesso, mas por quem já me apaixonei: Nina Simone - "Four Women".



A música descreve quatro mulheres afro-americanas, que representam alguns dos estereótipos das mulheres negras na sociedade americana. Tendo o Brasil sido um país escravocrata por muitos anos, essa letra também diz muito às nossas mulheres.

A primeira delas, Aunt Sarah (Tia Sarah), mostra a mulher escrava, que se descreve como forte para aguentar a dor, sentida continuamente, já que não havia outra saída.

A segunda, Saffronia, fruto do estupro de um homem branco rico e poderoso à sua mãe, negra, vive dividida entre dois mundos. 

A terceira, que se denomina Sweet Thing (algo como Coisa Doce, Doçura), com uma bela descrição, tem o cabelo bem aceito, lábios de vinho e quadris desejosos, mas apenas pelo fato de vender seus favores sexuais.

E finalmente, a quarta mulher, Peaches, que demonstra toda a raiva contida, revoltosa, violenta, dessas mulheres filhas da escravidão.

É uma música maravilhosamente triste, forte e emblemática, que soma o peso dessa herança histórica à luta diária da mulher.


Album: Wild is the Wind, 1966.

2 comentários:

  1. Essa música é maravilhosa!

    Já viu essa versão aqui? É com a Dianne Reeves, uma das minhas cantoras preferidas, a Lizz Wright e a Simone, filha da Nina Simone. É de babar. :-)

    http://youtu.be/9yWOVrwe1Zw

    Depois vou passear mais pelo blog. Já curti de cara.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Deb,

    Assisti o vídeo até arrepiei!
    Maravilhoso, obrigada!

    ResponderExcluir